O governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou, nesta segunda-feira (16), uma vistoria às obras do Veículo Leve de Transporte (VLT), iniciando pelas instalações do canteiro e das obras no Pátio da Calçada, em Salvador.
Em entrevista coletiva, Jerônimo Rodrigues disse que os primeiros testes do modal devem começar em 2026, o último ano do seu mandato.
“Esse prazo em que nós ficamos, quase um ano e meio aproximadamente, nas idas e vindas, da decisão da compra dos vagões, dos trens, depois ainda a vantajosidade de termos dos trilhos, isso nós ganhamos muito prazo. Nas licenças ambientais, em todas elas, nós tivemos esse prazo para poder tratar de forma muito combinada. Na relação com as comunidades também, há uma confiança nas comunidades de que nós estamos cumprindo todos os prazos. E pelo consórcio, eu quero mais uma vez registrar o empenho e a dedicação para que as coisas possam acontecer no prazo”, afirmou.
“Eu estou muito confiante. A gente sempre tem um zero de não cravar uma data. Por exemplo, funcionamento teste para o segundo semestre de 2026 é a expectativa nossa. Tenho acompanhado semanalmente os relatórios sabendo o que é que está acontecendo. Portanto, eu confio muito e acredito”, emendou.
O governador revelou ainda que viajará no início de 2025 para a cidade de Hortolândia para acompanhar a vinda dos vagões dos trens comprados do governo do Mato Grosso.
“Já combinei aqui com minha equipe, inclusive com o Tribunal de Contas da União e também o Estado, assim que virar o ano, em janeiro, eu estarei indo em Hortolândia. Os vacões estão chegando, saem do Mato Grosso, chegando em Hortolândia. […] No que diz respeito às obras no tocante, aos reparos, aos conselhos da manutenção dos trens, dos vagões, eu também quero chegar lá, porque quando eles chegarem aqui, a gente não pode ter surpresa nenhum. Mesmo a minha equipe, acompanhando diariamente”, finalizou.
Créditos: Bnews