Nikolas Ferreira tenta obrigar Hugo Motta a instalar a CPI do INSS

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (22) para a instalação imediata de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo de descontos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Não podemos aceitar que o Congresso feche os olhos para um esquema criminoso que atacou diretamente quem mais precisa: aposentados, pensionistas e segurados do INSS. O que está em jogo aqui é o respeito à lei, às instituições e, principalmente, ao povo brasileiro. E não aceitarei que isso seja desrespeitado”, disse Nikolas à imprensa.

Um requerimento de instalação de CPI proposto pela oposição foi protocolado no final de abril com apoios da base do governo Lula (PT). Mesmo com o número mínimo de assinaturas na Câmara dos Deputados, um pedido de instalação está parado, por decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Existe um outro pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito ( CPMI), e que depende de leitura do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP). O senador confirmou, na última quinta-feira (22), que a sessão do Congresso para a análise de vetos presidenciais será em 17 de junho.

Fonte:bnews