O Vaticano divulgou nesta terça-feira (6) os horários aproximados para o término das votações do conclave, que ocorre na Capela Sistina e definirá o novo papa. As sessões de votação acontecerão quatro vezes por dia, com horários previstos para as 5h30 e 7h da manhã, e às 12h30 e 14h da tarde, no horário de Brasília.
A tradicional fumaça que sinaliza o resultado das votações será liberada duas vezes ao dia: às 7h e às 14h. No entanto, caso o papa seja eleito já nas primeiras votações da manhã ou da tarde, a fumaça branca poderá surgir antes, às 5h30 ou 12h30, respectivamente. A fumaça branca indica que um novo pontífice foi escolhido; a preta, que ainda não houve consenso.
Nesta quarta-feira (7), primeiro dia do conclave, a primeira fumaça só deve ser vista após as 14h. Os cardeais entrarão na Capela Sistina às 11h30 para iniciar a votação, que será presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, já que o decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, de 91 anos, está ausente.
O conclave reúne 133 cardeais eleitores com menos de 80 anos e seguirá até que um candidato obtenha dois terços dos votos. A média de duração dos últimos dez conclaves foi de 3,2 dias, com nenhum ultrapassando cinco. As eleições mais recentes, em 2005 e 2013, foram concluídas em apenas dois dias.
Fonte:bnews